Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa
30 de abril
Leituras:
At 14,19-28
Sl 144(145),10-11.12-13ab.21
Jo 14,27-31a
(Acesse aqui)Toda a humanidade sonha e busca a paz. Jesus, em seu discurso de despedida aos apóstolos, deixa claro que há dois tipos de paz: a que Ele dá e a que o mundo oferece - “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo” (Jo 14,27). Qual a diferença?
A paz do mundo é intimista e, para muitos, se reduz à ausência de guerras e conflitos. Trata-se de uma «paz tranquila, artificial e anestesiada», pendurando um aviso para «não ser incomodado», como nos lembra o Papa Francisco (18.5.2017).
É uma paz “entendida como uma espécie de tranquilidade interior: estou tranquilo, estou em paz. Essa é uma ideia moderna, psicológica e mais subjetiva. Acredita-se que a paz seja silenciosa, harmonia, um equilíbrio interno” Papa Francisco, 15.4.2020).
A paz que Cristo dá é o shalom da bíblia “que expressa abundância, prosperidade e bem-estar. Quando em hebraico desejamos shalom, desejamos uma vida bela, plena e próspera, mas também de acordo com a verdade e a justiça, que serão cumpridas no Messias, príncipe da paz (cf. Is 9,6; Mq 5,4-5) (Papa Francisco 15.4.2020).
A paz de Cristo é operativa, dinâmica e, muitas vezes, implica perseguição, como ensina Santo Agostinho: “A vida do cristão é um caminho entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus» (De Civitate Dei XVIII, 51).
O apóstolo Paulo testemunha essa paz. Perseguido, apedrejado (At 14,19), não desiste da missão e vai a todas as cidades anunciando aos pagãos a Boa Nova de Cristo. Confiante nesta paz inquieta que só o Cristo pode dar, Paulo encoraja os cristã dizendo: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos” (At 14,22).
Perguntemo-nos: que paz trazemos em nós ou buscamos construir: a que Cristo nos dá ou a do mundo? Sentimos a paz de Cristo quando passamos por sofrimentos e perseguições?
Ó Cristo, príncipe da paz, não permitas que nos enganemos na construção paz e faze que tua paz habite nosso coração e o mundo para que compreendamos teu amor pela humanidade. Amém!
Amém! 🙏
ResponderExcluirQue a paz viva e reine em nosso lares sempre. Amém 🙏🏽
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirSenhor ensina-nos a sempre, sermos transmissores da tua paz.
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirLeitura dos Atos dos Apóstolos.
ResponderExcluirRegressando da viagem Apostólica, Paulo e Barnabé reuniram a comunidade e contaram tudo que Deus fizera por meio deles. Para que houvessem comunhão e serviço na caridade, o apóstolo designou responsáveis em cada comunidade: "Com jejum e oração eles os confiavam ao Senhor".
A resposta de Deus diante da revolta e da infidelidade do ser humano não foram discussões, repreensões, vinganças e ameaças. O Pai respondeu com fatos: encarnou-se e morreu por cada um de nós. Por isso, a paz de Jesus nos dá não é um simples conceito, um slogan, um cartaz, um símbolo... É Ele mesmo; a paz é uma pessoa com tudo o que ela representa.
Senhor, nos ajude a buscar a paz que tanto sonhamos, a paz que vem de ti, nos mostra a verdadeira paz e nos livra da paz artificial, nos ajude a lutar pela paz sholom que vem dos seus ensinamentos da Bíblia, a paz que vem do Cristo a paz dinâmica, criativa...que nos faz sentir paz em meios ao sofrimentos. Nos ajude a construir a paz e faça com que a tua paz habite em nossos corações. Amém
Que a paz de Jesus possa habitar sempre em nossos corações!
ResponderExcluirAmém.
ResponderExcluir