Jesus, porta dos pastores e das ovelhas

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa

22 de abril

 

Leituras:

At 11,1-18

Sl 41(42),2.3 e 42(43),3.4 (R. cf. Sl 41(42), 3a)

Jo 10,1-10

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

A figura do pastor, muitas vezes, é usada na bíblia para referir-se ao trabalho das lideranças. O próprio Davi era chamado de Rei-pastor. A tarefa de um pastor não era simples nem fácil, mas exigente e estafante. Sua missão era cuidar das ovelhas, garantir-lhes a vida, defendê-las de tudo o que as ameava.

Jesus, no capitulo 10 de São João, vai falar disso, mostrando que nem sempre as lideranças cuidaram do povo como era seu dever. No texto da liturgia de hoje, ele mostra a diferença entre quem é pastor e quem é ladrão, usando a imagem da porta. O pastor entra pela porta das ovelhas que ele conhece e que são conhecidas por ele. Há entre pastor e ovelha uma sintonia de mútuo conhecimento. Dos ladrões as ovelhas fogem “porque não conhecem a voz dos estranhos” (Jo 10,5).

O ponto alto do texto é quando Jesus se revela como a “porta das ovelhas” e que veio para que todos “tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,9s). Só quem passar por Ele encontrará essa vida em abundância. Esta palavra dirige-se, sobretudo, às lideranças, lembrando que ninguém pode ser pastor verdadeiro se não passa por Jesus, a porta. 

Lembra Bento XVI: “É através de Jesus que se deve entrar no serviço de pastor. Jesus põe em evidência de maneira muita clara esta condição fundamental, afirmando: ‘Quem... sobe por outro lado, é um ladrão e salteador’ (Jo 10, 1). Esta palavra, ‘sobe’ - anabainei, em grego, evoca a imagem de alguém que escala um recinto para ir ultrapassando aonde legitimamente não poderia chegar. ‘Subir’ aqui pode-se ver também a imagem do carreirismo, da tentativa de chegar ‘ao alto’, de procurar uma posição por meio da Igreja: servir-se, não servir” (7.5.2006). E quantos fazem isso!...

Nos Atos dos Apóstolos, Pedro mostra aos cristãos vindos do judaísmo que a salvação é para todos, também para os pagãos, e que não é necessário passar pelos ritos do judaísmo para se tornar cristão. Uma lição para muitos cristãos de hoje que se colocam como guardiães da fé e, quais juízes, julgam e selecionam que é digno e quem não é digno de ser cristão. 

A todo o momento deveríamos nos lembrar deste discurso de Pedro que nos ensina a reconhecer a ação de Deus em cada um de seus filhos e filhas e, então, dizer: “Quem sou eu para me opor à ação de Deus?” (At 11,17).

Senhor, dá-nos pastores que passem pela porta que é teu Filho a fim de que sejam capazes de dar a vida por suas ovelhas e não permitas que sejamos obstáculos à tua salvação que alcança a todos. Amém!

Comentários

  1. O Pastor entra na porta das ovelhas que conhece e que são conhecidas por Ele.

    ResponderExcluir
  2. Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    É preciso, Sim, purificar o coração, muito mais do que observar uma lei extrema. Deus concede a salvação a todos os que desejam sinceramente.
    Pedro, diante dos que estão preocupados com a lei, justifica-se de um modo muito belo, provando a abertura do cristianismo e da salvação para outras gentes.

    Em todos os tempos foi importante escutar a voz de Deus, mas muito mais o é agora, neste mundo barulhento em que vivemos. São muitas às vezes que gritam: injustiças, misérias, corrupção, sequestro... É nesse burburinho que precisamos escutar a voz daquele que nos diz: "Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.. .as ovelhas o seguem porque conhece sua voz". Escutá-lo é colocar-se no segmento dele é ter vida em abundância. Esse é o nosso caminho: seguir o bom pastor.
    Talvez não tenhamos ainda prestado muita atenção quando Jesus mesmo afirma que é o bom pastor. Corremos o risco de ficar sabendo do fato, mas não mergulhamos na sua profundidade. Ele é o verdadeiro Pastor. Não existe outro além dele. Ele nos fala da vida e de quem a dá por sua ovelhas. Se prestarmos um pouco mais de atenção, veremos que sem Ele não há vida nem sentido para viver. Ressuscitado já não morre, e nada mais tem poder sobre Ele.

    Senhor, dai-nos pastores que nos leva até teu Filho Jesus, e alcançar a salvação. Amém


    ResponderExcluir

Postar um comentário