Nossa missão: evangelizar

Quinta-feira da 4ª Semana da Páscoa

25 de abril

 

Leituras:

1Pd 5,5b-14

Sl 88(89),2-3,6-7,16-17 (R. cf. 2a)

Mc 16,15-20

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Marins

Celebramos hoje a festa do evangelista São Marcos. Ele acompanhou Paulo na missão (At 12,25) e o serviu quando estava na prisão (2Tm 4,11). Acompanhou também a Pedro, em Roma (Cl 4,10), e escreveu o primeiro evangelho por volta do ano 70, tendo como preocupação maior responder à pergunta: “quem é Jesus?”.

Na liturgia de sua festa, o evangelho apresenta Jesus ressuscitado enviando os apóstolos para a missão. Esta deve ter alcance universal, tanto em relação à abrangência – “vão ao mundo inteiro” (Mc 16,15), quanto aos destinatários – “anunciem o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). O fim da missão é a conversão e a fé a fim de que se obtenha a salvação – “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16,16).

O missionário nunca vai sozinho. O próprio Cristo o acompanha confirmando sua missão com sinais que Ele mesmo realizava como a expulsão de demônios e a cura dos doentes (cf Mc 16,17s). Um detalhe importante é que a evangelização exige saída, colocar-se a caminho - "vão pelo mundo inteiro" (Mc 16,15).

Lembra o Papa Francisco: “O Evangelho, o anúncio de Jesus Cristo, se faz em saída, sempre; a caminho, sempre. E a caminho tanto físico quanto espiritual e do sofrimento: pensemos no anúncio do Evangelho que fazem tantos doentes que oferecem as dores pela Igreja, pelos cristãos. São pessoas que saem sempre de si mesmas” (25.4.17).

O missionário e todo aquele que se dispõe a seguir Jesus devem, segundo São Pedro, deixar-se guiar por quatro atitudes. Em primeiro lugar, a humildade “porque Deus resiste aos soberbos” (1Pd 5,5). Em segundo lugar, confiança total em Deus, colocando nele toda preocupação porque ele é quem cuida de cada um de nós (1Pd 5,7). Além disso, é preciso viver a sobriedade e a vigilância (cf. 1Pd 5,8) e, por fim, resistir ao mal que sempre ronda os que se dispõem a seguir o Senhor (cf. 1Pd 5,8).

Senhor Jesus, torna-nos anunciadores de tua Palavra sempre dispostos a sair de nós mesmos para que, na humildade e na confiança, vigilantes e resistentes ao mal, levemos a todos a luz da fé que dá sentido à vida e nos faz buscar teu Reino. Amém!

Comentários

  1. Cheios da alegria que nasce da sfé, como Povo de Deus celebramos hoje São Marcos. Sua generosidade aparece já bem no início do cristianismo quando abre as portas de sua casa, para a reunião dos primeiros Cristão. Diz-se que, provavelmente, também foi em sua casa que Jesus celebrou a última Ceia. Foi também o primeiro a escrever o evangelho, onde quer nos mostrar quem é Jesus.
    Aqueles que se identificam com a mesma missão de Jesus, fazem coisas maravilhosas como Ele mesmo fez. Eis pois,nossa missão de batizados.
    Demos graças ao Senhor, por este fiel discípulo dele.

    Leitura da Carta primeira de São Pedro.
    Senhorrepousa nossa esperança de salvação, por isso, nada pode nos afastar da confiança nele: "lançai sobre ele toda a vossa preocupação".

    Senhor Jesus, nos faz anunciadores da tua palavra e nos faz dispostos de sair de nós mesmo, nos ajude a sermos humildes, confiantes e vigilantes e resistentes ao mal, levando a todos a luz e a fé. Amém

    ResponderExcluir
  2. Que Deus nos dê força e coragem para cultivar a humildade, viver confiantes e vigilantes. Amém

    ResponderExcluir
  3. Para se ter a salvação é necessário e a fé!

    ResponderExcluir

Postar um comentário