O caminho da fé

Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa

18 de abril

 

Leituras:

At 8,26-40

Sl 65(66),8-9.16-17.20

Jo 6,44-51

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Ser atraído pelo Pai. Essa é a condição para que alguém vá a Jesus, isto é, creia nele. Para tanto, é necessário escutar o Pai e ser instruído por ele (Jo 6,45). Só assim se pode chegar à fé no Crucificado-Ressuscitado. E o prêmio para aquele que crê é a vida eterna (cf. Jo 6,47). Devemos, então, nos perguntar como fazer para escutar o Pai e nos deixar guiar por sua sabedoria.

Ao insistir que é o “pão da vida, descido do céu” (Jo 6,48.51), Jesus aponta o caminho que garante a vida eterna, ou seja, alimentar-se dele – “Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo".

A eucaristia é Jesus que se faz alimento para nós. “Só Ele nutre a nossa alma, só Ele nos perdoa daquele mal que sozinhos não conseguimos superar, só Ele nos faz sentir amados, até quando todos nos desiludem, só Ele nos dá a força de amar, só Ele nos dá a força de perdoar nas dificuldades, só Ele infunde no coração a paz que procuramos, só Ele dá a vida para sempre, quando a vida aqui na terra acaba. É o pão essencial da vida” (Papa Francisco, 8.8.2021).

Para viver e celebrar esse mistério é necessário fazer o itinerário que conduz à fé, a exemplo do etíope batizado por Filipe. Elemento fundamental para esclarecer o mistério é a Escritura. No entanto, não basta lê-la; é necessário que alguém a interprete. O etíope sozinho não foi capaz de entender as escrituras. Só quando Filipe se aproxima dele e trava um diálogo com ele é que vem o esclarecimento que o leva a pedir o batismo, ou seja, a Escritura, lida, meditada, entendida, leva à fé – “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?” (At 8,36).

O batismo, fundamento de toda a vida cristã e porta de entrada para os outros sacramentos (CIC 1213), é resultado da fé dos que se deixam iluminar pela Palavra e se dispõem a seguir o Mestre Jesus. Quem o recebe, segue seu caminho “cheio de alegria” (At 8,39).

O Papa Francisco diz que a Igreja deve ser uma casa de portas abertas e que nenhuma porta deveria se fecha a ninguém, “nem sequer as portas dos sacramentos se deveriam fechar por uma razão qualquer. Isto vale sobretudo quando se trata daquele sacramento que é a ‘porta’: o Batismo. A Eucaristia, embora constitua a plenitude da vida sacramental, não é um prémio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos” (Evangelium Gaudium, 47).

Ó Cristo, pelo batismo e pela eucaristia manifestamos nossa fé e nossa adesão a ti. Dá-nos viver intensamente o que esses sacramentos significam. Amém!

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Eucaristia é Jesus que se faz alimento para nós.So Ele nutre nossa alma , perdoa nossas faltas que sozinho não conseguimos superar.

    ResponderExcluir
  3. Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    Todo aquele que abre a salvação acolhe a Palavra anunciada pela Igreja, o batismo e alegria da vida renovada. É o que aconteceu com o eunuco instruído por Filipe.
    O episódio ocorrido com o eunuco etíope revela como Deus age inspirando e agraciando as pessoas que se mostram abertas à verdade.

    Nossas mãos irmãs e irmãos estendidas e dadas, nos fazem rezar a presença do Reino de Deus entre nós. E quando rezamos, uma saudade imensa do pão e do vinho do altar invade o coração: "eu sou o pão vivo tecido do céu". Saudade do Reino, saudade do amor para com irmão e irmãs que, ao ouvir o ensinamento da palavra não hesita em acolhe-la decididamente. Por isso, podemos repetir: "Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus", e "Benditos os que se alimentam do pão do altar" Essa é a glória do Senhor.
    Jesus é verdadeiramente o "pão vivo decido do céu", pois veio para cumprir a vontade do Pai, e em sua missão trazer a humanidade a vida divina, redenção.
    "Eu sou o pão da vida " afirma Jesus, mostrando-nos que, principalmente pela Eucaristia, é que nos relacionamos com Ele, e por meio dele com o Pai.

    Senhor, manifesta em nós pelo batismo e pela Eucaristia, nos faz viver os sacramentos intensamente. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário