O testemunho nasce da fé

Quinta-feira da 2ª Semana da Páscoa

11 de abril

 

Leituras:

At 5,27-33

Sl 33(34),2 e 9.17-18.19-20

Jo 3,31-36

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Ao encerrar seu discurso com Nicodemos, Jesus insiste em três questões fundamentais para que seu interlocutor tome uma decisão. A primeira é que Ele reafirma a sua origem divina. Ele vem do alto/céu e está acima de todos (Jo 3,31). Negar essa verdade é rejeitá-lo como Filho de Deus e salvador. A segunda diz respeito ao testemunho que Ele dá do Pai e das coisas do alto (Jo 3,32). Rejeitar esse testemunho é fazer opção contrária ao Reino que Ele mostra presente no mundo. E, por fim, confirma que é amado pelo Pai que entregou tudo em suas mãos (Jo 3,35). Tal atitude revela que Ele é um com o Pai.

Diante desta palavra de Jesus cabe-nos fazer uma opção: crer nele ou rejeitá-lo. As consequências dessa opção são apontadas pelo próprio Cristo: vida eterna para quem crê, condenação (ira de Deus) para quem segue o caminho da incredulidade (cf. Jo 3,36). Qual tem sido nossa opção? Lembremo-nos: “a aceitação ou a recusa (de Jesus) não é antes de tudo um fato intelectual ou verbal, mas vital. Na vida concreta é que devemos verificar se cremos ou não em Cristo” (Missal Cotidiano).

Um belo exemplo de quem opta pelo Cristo nos é dado pelos apóstolos, conforme a primeira leitura. Intimados a silenciar a mensagem da Ressurreição de Cristo, praticam uma ‘desobediência civil’ sob uma argumentação irrefutável: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens” (At 5,29). Mais que isso, não temem acusar os sumos sacerdotes e outros líderes de terem sido os responsáveis pela morte de Jesus(cf. At 5,30).

O destaque fica por conta de seu testemunho, confirmado pelo Espírito Santo (cf At 5,32).  Deste é que lhes vêm a inspiração e a força que os fazem destemidos anunciadores da verdade que salva e liberta. Numa sociedade que, muitas vezes e de muitos modos, tenta nos intimidar no anúncio da fé, somos convidados a aprender com os apóstolos a ‘obedecer a Deus antes que aos homens’, sem proselitismo, fundamentalismos ou sectarismos. Isso só será possível se nossa opção por Cristo for autêntica e se nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo.

Senhor, nossa fé em teu Filho Ressuscitado nos leve a dar testemunho de seu amor e de sua graça e nos faça alcançar a vida eterna prometida aos que se tornam seus discípulos. Amém!

Comentários

  1. Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    Como os profetas os Apóstolos agora anunciam a palavra de Jesus, sem medo e com a coragem daqueles que tem o espírito de Deus e dão testemunho.

    A terra em que vivemos ainda há de ser um lugar de paz verdadeira, de riso e de festa. Os homens e mulheres ainda irão andar de mãos dadas, sem malícia e sem odio. As crianças poderão brincar com a serpente e os jovens alegrarão a todos com seu canto de festa de liberdade. Não é isso um sonho impossível, nem está fora do pensamento de Deus. É nossa fé que ainda está pequena ou não penetrou no coração dos malvados que só pensam em si mesmo. A ressurreição de Cristo é a festa da Liberdade, do amor, da Paz e do sonho de Deus para a humanidade.
    Quem não aceita o Cristo, nega-se a entrar na dinâmica vida e amor, E deste modo diz sim à morte, recusando o Deus da vida.

    Senhor, nos ajude a testemunhar com nossa fé o Cristo Jesus Ressuscitado no amor e na graça e assim alcançar a vida eterna. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário