O verdadeiro amor a Cristo

Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa

29 de abril

Santa Catarina de Sena – Memória

 

Leituras:

At 14,5-18

Sl 113B (115),1-2.3-4.15-16

Jo 14,21-26

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

São muitos os que afirmam amar Jesus e os que dizem que Ele é tudo em sua vida. Prova, porém, que ama verdadeiramente a Jesus quem vive com fidelidade sua palavra e seu mandamento. Dizer que ama Jesus, mas agir de forma contrária aos seus ensinamentos é enganar-se a si mesmo. E não são poucos os que vivem a ilusão de amar a Jesus porque sempre o fazem de acordo com suas conveniências.

O próprio Jesus é quem coloca essa condição ao afirmar: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Se alguém me ama, guardará a minha palavra” (Jo 14 21.23). Quando isso ocorre, a recíproca se torna verdadeira, ou seja, a pessoa se faz morada do amor de Cristo e do Pai – “nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14,23).

A vivência da Palavra revelada torna-se assim essencial para que alguém viva e sinta o amor de Deus em si. Nesse caminho, o auxílio do Espírito Santo não pode faltar. Só ele tem o poder de ensinar e recordar tudo o que fez Jesus. Como se manifesta nosso amor a Jesus no cotidiano da vida?

Uma das tarefas de quem ama a Cristo é anunciá-lo ao mundo, mesmo quando sofre perseguições, como ocorreu com Paulo e Barnabé em Icônio onde queriam apedrejá-los (At 14,5). Isso não os intimida nem os silencia. Indo para Listra e Derbe, retomam sua missão, anunciando o Crucificado-ressuscitado.

O que chama atenção no testemunho de Paulo e Barnabé é consciência que têm de sua condição humana. Por causa do sinal que realizaram, curando um paralítico (At 14,10), a multidão os viu como deuses. Eles, porém, reafirmaram sua condição humana e aproveitaram a ocasião para anunciar o nome de Deus, apelando à multidão para que deixasse de seguir ídolos e aderisse ao verdadeiro Deus, revelando que dele é que procedem todas as coisas.

E hoje, como anunciar o Evangelho aos que se fecham aos sinais de Deus? Aos que negam sua existência? Aos que buscam nos ídolos o sentido de sua vida?

Espírito Santo, ajuda-nos a guardar a Palavra revelada pelo Cristo a fim que nosso amor a Ele seja verdadeiro e dá-nos sabedoria para anunciar esse amor aos que ainda não tiveram a graça de senti-lo em seu coração. Amém!

Comentários

  1. Senhor, que o mesmo amor que o senhor tem por nós, eu possa o retribuir sendo mais com os meus descendentes e a quem eu não tenha próximo. Ajuda me Senhor, a ser mais tolerante as desavenças e provações da vida. Amém🙏

    ResponderExcluir
  2. Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    Paulo e Barnabé ao pregar e fazer milagres, foram considerados Deuses pela população. Porém, "anunciavam que se convertessem dos Ídolos".

    Jesus começa a preparar os discípulos para a vida a vinda do Espírito Santo. "O defensor que o Pai enviará vos ensinará tudo".
    Sem acolher a palavra de Deus, que é luz, o ser humano segue o caminho de trevas e se deixa arrastar pelos Ídolos deste mundo. Cada Cristão batizado é enviado ao mundo para ser testemunha da Verdade e semente do amor. O Espírito Santo que habita em nossos corações nos imple a servir os irmãos através de vocações variadas, conforme os dons que distribui com sabedoria.

    Senhor, envia o teu Santo Espírito para nos ajudar a viver o amor a Jesus na fidelidade não só em palavras, nos ajude a observar, acolher e colocar em prática os seus mandamentos, nos ajude a acolher a tua palavra, viver e sentir o teu amor, dai-nos a coragem de anunciar a tua palavra mesmo em meio às perseguições, nos ajude a aderir o verdadeiro Deus que é Dele que procedem todas as coisas, nos ajude a dar sentido às nossas vidas nos livrando dos ídolos. Envia-nos o teu Espírito Santo que nos revela o Cristo o verdadeiro amor. Amém

    ResponderExcluir
  3. Quem segue os mandamentos de Jesus o seguem e o amam!

    ResponderExcluir

Postar um comentário