Por que procuramos Jesus?

Segunda-feira da 3ª Semana da Páscoa

15 de abril

 

Leituras:

At 6,8-15

Sl 118(119),23-24.26-27.29-30

Jo 6,22-29

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

O que motiva as pessoas a procurarem Jesus? Esta pergunta nasce desta cena narrada por São João, logo após a multiplicação dos pães, quando o povo vai à procura de Jesus, encontrando-o na região de Cafarnaum. Jesus é direto ao revelar a intenção dos que o procuram – “vocês estão me procurando não porque viram sinais, mas porque comeram pão e ficaram satisfeitos” (Jo 6,26).

Compreendemos, com esta palavra, que aqueles que se saciaram do pão multiplicado por Jesus, viram esse gesto de Jesus “como um prodígio, mas não como sinal que revela Jesus, acorreram a um milagreiro, não ao enviado de Deus” (Bíblia do Peregrino). Em nossa vida, quantas coisas acontecem e não sabemos perceber que são sinal de Deus a nos comunicar sua presença, seu amor e sua ação libertadora. 

Não são poucos os que alimentam uma fé interesseira, que se sustenta na busca de milagres, mas nunca se dispõem a reconhecer os sinais que comunicam a verdadeira identidade de Jesus. Nos últimos tempos, vemos isso com frequência no meio político. Como têm usado o nome de Deus, a religião e as Igrejas para satisfazer a interesses próprios, para defender projetos e políticas que passam longe do projeto defendido por Jesus e pelo qual Ele deu a vida.

O testemunho de Estêvão, narrado nos Atos dos Apóstolos, aponta o caminho daquele que, verdadeiramente, se faz discípulo de Cristo. É o caminho do martírio, o mesmo de Jesus. Chama atenção o fato de seus opositores, não resistindo à sua sabedoria, apelarem para a mentira e incitarem o povo a mentir contra Estêvão, acusando-o de blasfêmia.

Esta palavra permite-nos dizer que também hoje há muitos que são vítimas do ódio de quem se fecha à verdade e à graça de Deus. As fake News, por exemplo, são uma nova forma de destruir as pessoas e muitos se servem dela por causa de seus desafetos, tanto na área política quanto religiosa.

Senhor, dá-nos o colírio da fé a fim de que, com os olhos purificados, saibamos reconhecer os sinais que nos revelam que tu és o envidado de Deus e faze-nos destemidos discípulos teus que anunciam teu nome a todos os irmãos e irmãs. Amém!

Comentários

  1. Estevao cheio de fé e do Espírito Santo, torna-se testemunho vivo de Cristo ressuscitado, não foge da condenação dos dominadores, os quais não resistem a sua sabedoria.
    Os primeiros cristãos enfrentaram Muitas dificuldades, prisões, condenações, martírio. Mas nada disso O fez fugir e contradizer sua fé no Cristo ressuscitado. Estevão, o primeiro mártir não temeu o julgamento dos Poderosos nem deixou de manifestar sua fé.

    Jesus reclama que a multidão procura não por causa da fé, mas por causa do pão. Olhamos para nós e perguntamos como vivemos nossa fé? Em uma relação de gratuidade confiança, ou num julgo de interesse? Avaliamos hoje nossa fé
    É preciso saber ler e entender os sinais de Deus na história humana, para não querermos o dom ao mesmo tempo que rejeitamos o doador.

    Senhor, dai-nos os olhos da fé. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário