Seguir ou abandonar Jesus?

Sábado da 3ª Semana da Páscoa

20 de abril

 

Leituras:

At 9,31-42

Sl 115(116B),12-13.14-15.16-17 (R. 12)

Jo 6,60-69

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Diante da palavra de Jesus é necessário tomar uma decisão: acolher ou rejeitar, isto é, aderir a Jesus e tornar-se seu seguidor ou abandoná-lo, seguindo os próprios caminhos. Essa decisão exige o discernimento que só o Espírito Santo pode dar. Quem não se deixa guiar pelo Espírito, certamente optará contra Jesus.

É o que vemos no desfecho do discurso de Jesus sobre o pão da vida. A maioria dos que o ouviam decidiu abandoná-lo por entender que sua linguagem era dura demais. Não compreenderam como alguém podia dar seu corpo como alimento. É nesse momento que Jesus vai dizer: “o Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que lhes falei são espírito e vida. Mas entre vocês há alguns que não creem” (Jo 6,63s).

Esta afirmação de Jesus mostra que suas palavras sobre o pão celeste “revelam uma realidade divina que só o Espírito pode fazer compreender e que é fonte de vida para o homem” (Bíblia de Jerusalém). Os doze apóstolos a compreenderam, por isso, Pedro disse diante da pergunta de Jesus se eles também não queriam ir embora: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (Jo 6,68s). Sem a ajuda do Espírito, ninguém pode dizer isso. 

Em Atos dos Apóstolos, Pedro nos dá nova lição de fé no Crucificado-ressuscitado ao curar o paralítico Eneias (At 9,34) e ao trazer de volta à vida uma pessoa querida da comunidade chamada Tabita (At 9,40). Por meio de Pedro, Deus vai realizando sinais que despertam a fé nas pessoas e a igreja cresce e vive em paz. Cumprem-se assim as palavras que Jesus havia dito aos apóstolos antes de sua partida desse mundo: “quem crê em mim fará as obras que eu faço e fará até maiores do que elas, porque vou para o Pai” (Jo 14,12).

Senhor, por meio de teu divino Espírito, abre nossos ouvidos e corações para escutarmos as palavras de teu filho e reconhecer que só Ele tem palavras de vida eterna. Amém!

Comentários

  1. Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    De Deus ou vida e meditada faz brotar a fé, e na abertura da Alma que acolhe experimentamos a transformação de nossas fragilidade e de nossa vida.
    A palavra de Deus vai fazendo o seu caminho; a fé, que dela brota, torna-se fonte de vida.

    Somos todos Imigrantes neste mundo. Nossa pátria é o céu. Enquanto vivemos, estamos sempre a caminho. A vida é mais importante que a dança, o canto, a festa. Só ele tem palavra que nos arrancam do desprezo e da Solidão: " Só tu tens palavras de vida eterna". Enquanto aqui vivemos, coloquemos nele nossa esperança e nossa certeza de que a vida é dom e caminho de plenitude, a ressurreição como já experimentaram os que nela acreditaram.
    É aos poucos que os apóstolos vão compreendendo quem é Jesus; até que Pedro diz em nome delas "Só tu tem palavras de vida eterna".

    Senhor, pelo meio do teu Espírito Santo, abre o nosso coração os nossos ouvidos, para escutarmos e colocarmos em prática, pois só tu tem palavra de vida eterna

    ResponderExcluir
  2. É o Espírito Santo que dá a vida.A carne de nada. Vale.So tú Senhor tens palavra de vida eterna! Sem ti não sei viver.

    ResponderExcluir
  3. Senhor aonde iremos,pois só tu tens palavras de vida eterna!

    ResponderExcluir

Postar um comentário