Reconhecer o Messias e anunciá-lo

Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa 

23 de abril


Leituras:

At 11,19-26

Sl 86(87),1-3.4-5.6-7

Jo 10,22-30


Por Pe. Geraldo Martins 

Reconhecer Jesus como o Messias enviado pelo Pai não é tanto um exercício intelectual, mas antes de tudo um ato de fé. Só quem se deixa guiar pela luz da fé é capaz de reconhecê-lo,  a partir de suas obras, como o enviado de Deus.

Os que a Ele aderem,  suas ovelhas, são caracterizados por três atitudes fundamentais que se interpenetram: escutam sua voz, são conhecidos, isto é, amados por Ele e o seguem, tornando-se seus discípulos e discípulas. Por esses ele dá a vida. 

Se quisermos saber se pertencemos ao redil de Cristo, basta observar se escutamos sua voz, se nos sentimos verdadeiramente amados por Ele e se o seguimos fielmente. 

Esta verdade precisa ser permanentemente anunciada a todos, como vemos em Atos dos Apóstolos. Todos que aderem à fé são impulsionados pelo Espírito Santo para a missão. É dessa forma que a Igreja cresce. 

Este texto de Atos nos faz pensar nos inúmeros fundadores e fundadoras anônimos/as de muitas de nossas comunidades que hoje dão testemunho de uma Igreja viva, comprometida com a construção de uma sociedade nova, justa e fraterna, sinal do Reino de Deus entre nós.

Senhor Jesus, abre nossos ouvidos e corações para escutarmos tua voz, sentir teu amor e nos fazer teus seguidores, anunciando com alegria e com a vida o teu evangelho libertador. Amém! 

Comentários

  1. Que possamos estarmos sempre atentos para ouvirmos a voz de Deus que nunca nos abandona! Sempre está conosco!

    ResponderExcluir
  2. Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    Os apóstolos e entusiasmam pela fé que viram em Antioquia, onde foram chamados pela primeira vez de cristãos, o que mostra a estreita relação dos apóstolos com Jesus.

    Seremos um grande povo, se descobrirmos a força de uma gota d'água e a suavidade de uma nota musical. Todos os rios foram formados por insignificantes gotas d'água, e as nobres melodias por poucas notas musicais. Quando descobrimos a certeza de ser cristãos e qual é o Pastor que vai à nossa frente, seremos, de fato um povo novo. Por isso, vale a pena ser cristão, viver a fé e ser comunidade Cristã viva e participante.
    O bom pastor está sempre pronto a defender suas ovelhas e a dar a vida por elas, por isso elas o seguem, houve e entendem a sua voz, pois sabem que Ele é fiel.

    Senhor, abre os nossos ouvidos e corações escutarmos a tua voz e te seguir. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário