Amor que cuida, perdoa e cura

Quinta-feira da 14ª Semana do Tempo Comum

11 de julho

São Bento - Memória

 

Leituras:

Os 11,1-4.8c-9

Sl 79(80),2ac e 3b.15-16

Mt 10,7-15

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

O profeta Oseias serve-se de um lindo poema para descrever a ternura, o carinho e o amor de Deus por seu povo. Qual mãe que cuida do filho - ensinando-o a dar os primeiros passos, tomando-o nos braços, carregando-o ao colo, abaixando-se para dar-lhe de comer (cf Os 10,3s) -, Deus-Pai não o abandona mesmo quando é por ele rejeitado (Os 10,2). Como é doloroso um amor não correspondido!

Essa é a relação de Deus com Israel a quem chama quando estava escravo no Egito, estabelecendo com ele uma aliança de amor e fidelidade, nem sempre correspondida por Israel. Às traições e infidelidades, no entanto, Deus responde com amor, misericórdia e perdão – “Meu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. Não darei largas à minha ira” (Os 11,8s). Como é consolador saber que Deus é movido pela compaixão que tudo perdoa!

Esta compaixão divina é que os enviados de Cristo são orientados a levar ao partir para a missão. Uma compaixão que expresse a presença do Reino de Deus entre nós. Reino que significa vitória sobre a doença, o mal e a morte. Daí a ordem de Jesus aos apóstolos: “curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios” (Mt 10,8).

A missão será tanto mais eficaz quanto mais o missionário colocar sua confiança na providência divina, despojando-se de tudo que pode pesar e dificultar sua caminhada. Ele deve ser uma pessoa livre e pobre, totalmente despojada (cf. Mt 10,9s). A todos, indistintamente, deve levar a paz, consciente de quem nem sempre sua mensagem será acolhida (Mt 10,14). Mesmo quando isso ocorrer, sua missão não será um fracasso.

Todos somos chamados à missão, cada um ao seu modo e no lugar onde se encontra, mas sempre sob a inspiração do Evangelho e a orientação da Igreja. Mova-nos a palavra de Cristo: “Vocês receberam de graça, de graça devem dar!” (Mt 10,8), bem como o amor de Deus que cuida, perdoa e cura.

Ó Pai, faz-nos sentir sempre teu amor de Pai com entranhas de mãe a fim de que, por ele movidos, nos disponhamos a levar a Boa Nova de teu Filho onde quer que estejamos. Amém!

__________________________________ 

Nossas orações pelos aniversariantes do dia

 

Natalício

Pe. Daniel Marcos Lima - Paróquia S. Sebastião - Cons. Lafaiete

 

Ordenação Presbiteral

Pe. Rosemberg Evangelista da Silva (1986)

Comentários

  1. A missão depende de nossa confiança em Deus!

    ResponderExcluir
  2. Senhor, dai-me força para manter firme no propósito e fé! 🙏🏽

    ResponderExcluir
  3. Leitura da profecia de Oseias.
    O profeta Oseias descreve o amor, o carinho de Deus por nós, nos lembrando que foi Ele quem nos chamou de meu filho, nos ensinou a dar os primeiros passos, mas mesmo assim com o nosso coração duro afastamos D'Ele, Deus nos perdoa e nos lembra que Ele não é homem mais santo no meio de nós...

    Para ação missionária é preciso crer na providência divina e no acolhimento dos homens; assim os missionários anunciam o evangelho com liberdade.

    Senhor, nos faz sentir o teu amor e nos ajude a levar a Boa Nova do teu Filho Jesus, amém

    ResponderExcluir
  4. Ninguém pode ficar de fora dos projetos de Deus para edificação do reino do céu aqui na terra. Jesus nos manda ir dois a dois, e no caminho todos nós precisamos anunciar tão somente o que já vivenciamos: "O reino dos céus está próximo". Anunciar que o reino de Deus já está acontecendo, que é tempo de procurar o Senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário