Chamados a ser da família de Cristo

Terça-feira da 16ª Semana do Tempo Comum

23 de julho

Leituras:

Mq 7,14-15.18-20

Sl 84(85),2-4.5-6.7-8

Mt 12,46-50

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

 

As últimas palavras do profeta Miqueias são de esperança para o povo que experimentara o sofrimento por causa de sua infidelidade a Deus. O profeta suplica duas coisas a Deus em favor do povo: proteção e misericórdia. Recorda que esse é o proceder de Deus desde que libertou seu povo do Egito.

Todos necessitamos do cuidado divino que realiza prodígios em nossa vida. Da mesma forma, carecemos de seu perdão, uma vez que sempre nos desviamos de seus caminhos por causa de nossos pecados. Por meio do profeta, Deus se revela misericordioso, pronto a compadecer-se de nós, esquecer nossas iniquidades e lançar no fundo do mar nossos pecados (cf. Mq 7,19).

Em Cristo, Ele cumpre plenamente esta palavra, libertando-nos definitivamente do exílio em que o pecado nos coloca. Isso nos conforta e compromete ao mesmo tempo, uma vez que nos desafia a manter nossa vida na fidelidade a Jesus Cristo e à proposta de vida nova que Ele nos trouxe.

O caminho para isso é fazer a vontade de Deus, como ouvimos no evangelho de Mateus. Só nos identificaremos como pertencentes à família de Cristo se colocarmos em prática a vontade de Deus revelada por Jesus. Identificamo-nos, portanto, como discípulos de Cristo na medida em que deixamos ecoar suas palavras em nosso coração e a Ele aderimos pela fé, trilhando com perseverança as sendas do amor, do perdão, da justiça e da paz.

Diz o Papa Francisco: “Acolher a palavra de Jesus torna-nos irmãos entre nós, faz de nós a família de Jesus. Falar mal dos outros, destruir a fama dos outros, torna-nos a família do diabo”. E acrescenta, referindo-se a Maria como modelo de quem cumpre a vontade do Pai: “Aquela resposta de Jesus não é uma falta de respeito para com a sua mãe e os seus familiares. Aliás, para Maria é o maior reconhecimento, pois precisamente ela é a discípula perfeita que obedeceu em tudo à vontade de Deus” (Angelus – 10.6.2018)

Senhor, cuida de nós e dá-nos teu perdão sempre que nos desviarmos de teus caminhos. Ó Maria, ajuda-nos a cumprir a vontade do Pai a fim de pertencermos à família de teu divino Filho. Amém!

Nossas orações pelos aniversariantes do dia

Natalício

Pe. Fabiano Alves de Assis (Paróquia N. S. Piedade - Piedade de Ponte Nova)

Ordenação Presbiteral

Pe. Márcio Evane Bastos (1993)

Comentários

  1. Que Maria nos ensine a fazer sempre a vontade do Pai e assim pertencemos a grande família de teu Filho Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Pai reforça os laços que me ligam aos meus irmãos e irmãs de fé, de forma a testemunhar que formamos um só corpo e uma só alma quem Cristo Jesus teu filho muito amado e que por amor morreu e ressuscitou.

    ResponderExcluir
  3. Leitura da profecia de Miqueias.
    Miqueias em sua oração pedi os cuidados de Deus, para o seu povo, e pra nós nos dias de hoje, cuidar desse rebanho que somos nós e perdoar os nossos pecados, Deus é fiel a nós, precisamos ser fiel a Deus.


    Jesus não está desprezando a família, mas sim dizendo que a base de toda vida está em fazer a vontade de Deus, que nos sustenta como família e na missão.

    Senhor, nos ajude a lutar pra alcançar o seu perdão e nos ajude a desviar da maldade, da injustiça e da opressão, tomando consciência do que fazemos e no liberta.
    Ó Mãe Maria nos ajude a fazer a vontade do Pai afim de pertencemos a família do teu Divino Filho. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário