Misericórdia mais que sacrifício

 Sexta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum

19 de julho


Leituras

Is 38,1-6.21-22.7-8

Sl Is 38,10.11.12.16

Mt 12,1-8


Por Pe. Geraldo Martins 



São muitos os que veem a doença como um castigo de Deus. É o que acontece com Ezequias. Acometido por uma grave doença, sente a morte chegar e atribui isso como um castigo de Deus. Por isso, eleva uma prece em que apresenta a Deus a retidão de sua vida  esperando a misericórdia divina. Espera a retribuição de Deus por seu bom proceder.

A cura de Ezequias mostra o Deus é misericordioso e atende aqueles que elevam a Ele sua súplica com confiança. Deus se mostra, assim, um Deus que ouve quem nele confia. É interessante observar também o modo como se dá a cura de Ezequias, fazendo uma cataplasma de figo. Faz lembrar a sabedoria popular que usa a medicina natural para a cura de seus males. Não deviamos nós também dar mais atenção ao saber popular como sinal de Deus em favor da vida?


No evangelho, temos, mais uma vez, o conflito dos fariseus com Jesus por causa da lei. Rigoristas preferem aplicar a lei a usar de compreensão em situações que exigem sua interpretação a favor da vida. Daí Jesus dizer: “ Quero a misericórdia e não o sacrifício”.


“A lei é para ser observada, com certeza. Mas, mais do que o sacrifício, Deus, bom e compassivo, prefere a misericórdia. Só o amor é absolutamente prioritário. E o amor sabe adaptar-se às circunstâncias, torna-nos versáteis e misericordiosos. Uma religião do amor é mais exigente do que uma religião que reduz tudo à observância de leis imutáveis e inflexíveis” (dehonianos.org).


Aprendamos a usar de misericórdia e a discernir aqueles momentos que exigem de nós a compreensão que nos leva a colocar a vida acima da lei quando esta não favorece a própria vida, a justiça e o amor.


Senhor, usa sempre de misericórdia para conosco, livrando-nos de tudo aquilo que ameaça a nossa vida. Ensina-nos, também, a usar de misericórdia para com nossos irmãos e irmãs, interpretando e praticando a lei segundo teus desígnios de bondade, amor e ternura. Amém!


Texto revisado as 8h15

Comentários

  1. Como diz o apostólico Paulo, louvar a Deus em toda sircustancia principalmente na doença!

    ResponderExcluir
  2. Jesus faz de tudo para que abramos nosso coração e O acolhamos em nossa vida. Hoje, é o dia da graça, por isso, ao escutarmos a voz do Senhor, estejamos atentos, porque “Ele é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores

    ResponderExcluir
  3. Leitura do profeta Isaías.
    Deus escuta as nossas orações, vê as nossas lágrimas. Será que estamos prontos, pra ir de encontro ao Nosso Senhor, que bagagem vamos levar.
    Temos buscado o conhecimento da natureza, dos antigos, da sabedoria popular???

    Os que estão ligados puramente às normas e lei, não compreendem O que é dobrar-se em compaixão e misericórdia aos irmãos e irmãs em suas necessidades.


    Senhor, tenha misericórdia de cada um de nós e nos livra de tudo que ameaça a nossa vida. Amém

    ResponderExcluir
  4. Jesus quer a misericórdia e não o sacrifício.

    ResponderExcluir

Postar um comentário