Sexta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum
19 de julho
Leituras
Is 38,1-6.21-22.7-8
Sl Is 38,10.11.12.16
Mt 12,1-8
Por Pe. Geraldo Martins
São muitos os que veem a doença como um castigo de Deus. É o que acontece com Ezequias. Acometido por uma grave doença, sente a morte chegar e atribui isso como um castigo de Deus. Por isso, eleva uma prece em que apresenta a Deus a retidão de sua vida esperando a misericórdia divina. Espera a retribuição de Deus por seu bom proceder.
A cura de Ezequias mostra o Deus é misericordioso e atende aqueles que elevam a Ele sua súplica com confiança. Deus se mostra, assim, um Deus que ouve quem nele confia. É interessante observar também o modo como se dá a cura de Ezequias, fazendo uma cataplasma de figo. Faz lembrar a sabedoria popular que usa a medicina natural para a cura de seus males. Não deviamos nós também dar mais atenção ao saber popular como sinal de Deus em favor da vida?
No evangelho, temos, mais uma vez, o conflito dos fariseus com Jesus por causa da lei. Rigoristas preferem aplicar a lei a usar de compreensão em situações que exigem sua interpretação a favor da vida. Daí Jesus dizer: “ Quero a misericórdia e não o sacrifício”.
“A lei é para ser observada, com certeza. Mas, mais do que o sacrifício, Deus, bom e compassivo, prefere a misericórdia. Só o amor é absolutamente prioritário. E o amor sabe adaptar-se às circunstâncias, torna-nos versáteis e misericordiosos. Uma religião do amor é mais exigente do que uma religião que reduz tudo à observância de leis imutáveis e inflexíveis” (dehonianos.org).
Aprendamos a usar de misericórdia e a discernir aqueles momentos que exigem de nós a compreensão que nos leva a colocar a vida acima da lei quando esta não favorece a própria vida, a justiça e o amor.
Senhor, usa sempre de misericórdia para conosco, livrando-nos de tudo aquilo que ameaça a nossa vida. Ensina-nos, também, a usar de misericórdia para com nossos irmãos e irmãs, interpretando e praticando a lei segundo teus desígnios de bondade, amor e ternura. Amém!
Texto revisado as 8h15
Amém!
ResponderExcluirComo diz o apostólico Paulo, louvar a Deus em toda sircustancia principalmente na doença!
ResponderExcluirJesus faz de tudo para que abramos nosso coração e O acolhamos em nossa vida. Hoje, é o dia da graça, por isso, ao escutarmos a voz do Senhor, estejamos atentos, porque “Ele é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores
ResponderExcluirAmém🙏
ResponderExcluirLeitura do profeta Isaías.
ResponderExcluirDeus escuta as nossas orações, vê as nossas lágrimas. Será que estamos prontos, pra ir de encontro ao Nosso Senhor, que bagagem vamos levar.
Temos buscado o conhecimento da natureza, dos antigos, da sabedoria popular???
Os que estão ligados puramente às normas e lei, não compreendem O que é dobrar-se em compaixão e misericórdia aos irmãos e irmãs em suas necessidades.
Senhor, tenha misericórdia de cada um de nós e nos livra de tudo que ameaça a nossa vida. Amém
Deus ouve quem nele confia.
ResponderExcluirJesus quer a misericórdia e não o sacrifício.
ResponderExcluir