Tocar e ser tocado por Jesus

Segunda-feira da 14ª Semana do Tempo Comum

8 de julho

 

Leituras:

Os 2,16.17b-18.21-22

Sl 144(145),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 8a)

Mt 9,18-26

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

Esta semana, vamos acompanhar o profeta Oseias. Ele denuncia o pecado capital da infidelidade ao Senhor, apresentada como fornicação, prostituição ou adultério. Esta infidelidade se dá, especialmente, no culto a Baal (cf. Bíblia do Peregrino).

No texto de hoje, vemos que, apesar de traído, Deus se mostra benevolente e misericordioso para com seu povo, a esposa infiel. Ele fala ao coração de seu povo, no deserto, o lugar onde a aliança é renovada, tendo como base a justiça e a misericórdia (cf. Os 2,21).

É consolador perceber que Deus vem ao nosso encontro sempre que lhe somos infiéis. A iniciativa do perdão é de Deus que nos atrai ao deserto de seu amor para nos falar a sós ao nosso coração. Para tanto, devemos nos deixar seduzir por esse amor e caminhar com Deus aos desertos da vida onde, na solidão do encontro, renovamos nosso compromisso de fidelidade ao Deus que nos liberta e salva.

Em Jesus, Deus vem ao nosso encontro para nos comunicar a vida. Os dois episódios narrados por Mateus mostram que só Jesus tem o poder de vencer o mal e a morte. Contudo, é necessária a fé que nos faz ir ao seu encontro, tocar nele ou ser por ele tocado, para que a vida se manifeste mais forte que o mal e a morte. É dele que vem a força que nos faz criaturas novas. Sem a fé, porém, nunca renasceremos.

Diz o Papa Francisco: “Nesta página evangélica entrelaçam-se os temas da fé e da vida nova que Jesus veio oferecer a todos. […] Jesus é o Senhor, e diante dele a morte física é como um sono: não há motivo para desesperar. A morte que devemos recear é outra: a do coração endurecido pelo mal! Dessa, sim, devemos ter medo! […] Mas para Jesus até o pecado, até o coração mumificado nunca é a última palavra, porque Ele nos trouxe a misericórdia infinita do Pai" (Angelus - 1° de julho de 2018).

Ó Cristo, toca-nos com tua graça e com teu amor e liberta-nos de tudo o que ameaça nossa vida. Guiados pela fé, deixa-nos tocar em ti a fim de sermos purificados do pecado e de todo mal que nos impede de amar e servir com alegria. Amém! 

_______________________

Nossas orações pelos aniversariantes do dia

 

Ordenação Presbiteral

Pe. João Carlos Siqueira (1995)

Pe. Antônio Carlos Martins Ribeiro (2006)

Comentários

  1. Senhor, me cubra com seu manto e proteja minha vida de todo o mal.! Amém🙏

    ResponderExcluir
  2. Senhor, guiados pela fé, permita-me tocar em Ti

    ResponderExcluir
  3. Para que eu possa ser sempre misericórdia para com os outros.

    ResponderExcluir
  4. Leitura da profecia de Oseias.
    Deus, nos seduz, perdoa os nossos pecados pela sua misericórdia.


    Tocar o manto é tocar a própria pessoa: e Deus um dia nos despertará de nosso sono, nos ressuscitará para a vida plena, e então ninguém mais vai sofrer.


    Senhor, toca em nós nos liberta do pecado que nos ameaça, dai-nos a fé que nos dá coragem de te tocar e assim sermos libertos do pecado. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário