O mal da hipocrisia

Segunda-feira da 21ª Semana do Tempo Comum

26 de agosto

 

2Ts 1,1-5.11-12

Sl 95(96)

Mt 23,13-22

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

A comunidade dos Tessalonicenses é elogiada por Paulo por seu testemunho de fé, de caridade e de perseverança nos sofrimentos. Isso é motivo de dar glórias a Deus, autor dessa graça com a qual reveste a comunidade. Por isso o apóstolo, em forma de prece, suplica confiante em favor da comunidade: “Que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé” (2Ts 1,11).

Essas três virtudes - fé, caridade, paciência – “são elementos interligados, porque a vitalidade da fé se manifesta na caridade e torna forte a comunidade para enfrentar desafios e sofrimentos” (dehonianos.org). O exemplo dos Tessalonicenses deve, pois, nos estimular a olhar para nossas comunidades e observar em que grau aí também estão presentes a fé, a caridade e a perseverança. O sofrimento, sabemos bem, é inevitável. Como nos comportamos quando ele bate à nossa porta?

No evangelho, Jesus denuncia a incoerência dos mestres da lei e dos fariseus, rigorosos na aplicação da lei para os outros, quando eles mesmos não a praticam tal como ensinam.  Usando a expressão “ai de vós”, Jesus condena o comportamento dos líderes da comunidade e adverte a comunidade sobre como proceder.

Nesses três primeiros “ais”, Jesus condena os que se opõem à pregação do evangelho (Mt 23,13), o proselitismo praticado pelos doutores da lei (Mt 23,15) e a cegueira ao guiar a comunidade, interpretando equivocadamente a lei (Mt 23,16). A lição que fica dessa palavra é que devemos nos deixar conduzir pela verdade do Evangelho e progredir no caminho do anúncio da bondade e da ternura de Deus que nos assiste em nossas tribulações.

Sobre a hipocrisia dos fariseus, lembra o Papa Francisco: “Há muitas situações em que a hipocrisia pode ocorrer. Muitas vezes esconde-se no local de trabalho, onde se procura parecer amigos dos colegas enquanto a competição leva a golpeá-los pelas costas. Em política, não é raro encontrar hipócritas que vivem uma vida dupla entre a esfera pública e a privada. A hipocrisia na Igreja é particularmente detestável, e infelizmente existe a hipocrisia na Igreja, há muitos cristãos e ministros hipócritas”. Como nos comportamos com os hipócritas? E nós, estamos livres da hipocrisia?

Livra-nos, Senhor, da hipocrisia e faz-nos autênticos discípulos de teu Filho a fim de ajudar a construir comunidades que sejam marcadas pela fé, pela caridade e pela perseverança. Amém!

Comentários

  1. Ajuda- me senhor a viver a Lei do amor e da caridade e não a Lei que oprime é mata.Amem.

    ResponderExcluir
  2. Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
    A palavra de Deus anunciada ontem tem o mesmo valor e sentido hoje, e nos alerta: "progredis sempre mais na fé e porque aumenta a caridade que tendes uns para com os outros".


    Todo batizado precisa viver e anunciar a fé, todos os dias, pois é um dever de amor e de esperança para nossa gente: como poderão ouvir se ninguém anuncia?


    Senhor, liberta-nos da hipocrisia, nos faz verdadeiros discípulos e anunciadores da verdade, da fé, caridade e da perseverança. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário