Autenticidade e coerência

Quinta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum

17 de outubro de 2024

 

Leituras:

Ef 1,1-10

Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 2a)

Lc 11,47-54

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

 

Terminada a carta aos Gálatas, a liturgia nos propõe acompanhar, a partir de agora, a carta aos Efésios que, segundo tudo indica, foi uma circular para ser lida nas comunidades fundadas por Paulo na Ásia. Ela “apresenta uma visão do projeto de Deus para a salvação da humanidade a partir de Jesus Cristo glorioso, projeto que engloba a criação toda, e com ela a humanidade” (Bíblia Pastoral).

O hino que abre esta carta é trinitário e traz uma espécie de resumo da história da salvação. “O Pai é a fonte de tudo, o Filho é o redentor, e o Espirito é que confirma a obra da salvação” (Bíblia Pastoral). Somos, então, chamados a reconhecer a gratuidade e a bondade de Deus que nos oferece a salvação em seu Filho Jesus que nos redimiu com seu sangue e nos guia pelo Espírito Santo.


No evangelho, Jesus continua sua reprimenda aos fariseus e doutores da lei por meio dos “ais’, desmascarando suas atitudes que escondem sua verdadeira identidade. Mostra, com certa ironia, que são cúmplices de uma história em que seus antepassados eliminaram os profetas – “vocês são testemunhas e aprovam as obras de seus pais, pois eles mataram os profetas  e vocês constroem os túmulos” (Lc 11,48).


Jesus denuncia também o “autoritarismo intelectual” dos doutores da lei que, de posse do conhecimento, resistem a acreditar em Cristo e impedem que outros o façam também – “vocês tomaram a chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e ainda impediram os que queriam entrar" (Lc 11,52).

Na vivência da fé, o que importa é a autenticidade e a coerência. Devemos nos colocar sempre em atitude de humildade, seguindo em tudo a Jesus Cristo, nosso mestre e senhor. Longe dele, perdemo-nos todos.


Senhor, recebe nosso louvor e gratidão por teus contínuos favores e bênçãos. Dá-nos viver com fidelidade os ensinamentos de teu Filho por meio do qual temos a redenção. Amém!

Comentários

  1. Leitura Início da Carta de São Paulo aos Efésios.
    Fomos Escolhidos por Deus para vivermos de modo sublime a vida, conforme convém aos filhos dele: santos e irrepreensíveis.
    Que bom seria se tomássemos consciência de que estamos sobre o olhar amoroso de Deus, e de que somos verdadeiramente seus filhos e filhas.

    É necessário a harmonia entre a fidelidade a Deus e ao homem de nosso tempo, tanto no anúncio como no testemunho.
    É necessário ser fiel a Deus e aos homens por meio do diálogo, do encontro do testemunho e do anúncio. A vida cristã é mesmo exigente.

    Senhor, nos ajude a viver a fidelidade aos ensinamentos do teu Filho Jesus, e nos faz verdadeiros testemunho da tua Palavra. Amém

    ResponderExcluir
  2. Na vivência da Fé o que importa é a fidelidade e coerência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário