Combater o mal e perseverar na missão

Sexta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum

31 de outubro

 

Leituras:

Ef 6,10-20

Sl 143(144),1.2.9-10

Lc 13,31-35

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

O mal é uma realidade presente no mundo que precisamos combater com coragem e determinação. Trata-se de uma luta exigente que não pode ser empreendida de forma displicente e despreparada. Por isso, São Paulo exorta os efésios a se revestirem dos dons de Deus para enfrentar destemidamente as forças malignas, protegendo-se como se estivessem numa guerra. Daí usar as imagens de cinto, couraça, escudo, capacete e espada para se referir aos dons, respectivamente, da verdade, da justiça, da fé e da palavra de Deus.

Ninguém de nós vence as tentações por suas próprias formas. Devemos, então, nos revestir desses dons que o próprio Deus nos dá. Eles são a garantia da presença de Deus que age em nós e por nós. E o caminho para consegui-los é a oração e a vigilância. Sem isso, seremos presa fácil do maligno que tenta, de todas as formas, nos seduzir e enganar.

No evangelho, Jesus é aconselhado a não prosseguir seu caminho para Jerusalém por causa de Herodes que pretende matá-lo. A resposta de Jesus revela sua determinação no cumprimento da missão que o Pai lhe confiou. Nenhuma ameaça o fará desistir de seu caminho. E lamenta que Jerusalém se torne cúmplice da maldade dos que se colocam contra o projeto do Reino que Ele tornou presente com sua vida e ação.

Somos desafiados a nos colocar, decididamente, nesta viagem com Jesus para Jerusalém onde Ele sofrerá a paixão, a morte e a ressurreição a fim de salvar a humanidade. Nessa caminhada, não faltarão aqueles que nos intimidarão e que tentarão nos fazer desistir de nossa missão. É preciso nos deixar conduzir pelo espirito de Cristo que nos fortalece e encoraja para levar até o fim nossa missão.

Ó Cristo, reveste-nos dos dons de teu Espírito a fim de que por eles fortalecidos nos coloquemos a caminho contigo, cumprindo a missão que teu Pai nos confiou. Amém!  

Comentários

  1. Jesus, com sua palavra, gestos, atitudes e ação incomodou muita gente. Será que nós, hoje, nos deixamos tocar e nos convencer de sua palavra?

    Ó Jesus, nos reveste com a tua armadura da tua força para permanecer de pé, cingi-nos com a verdade, com a couraça da justiça e o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a tua palavra para cumprir a a missão que o teu Pai nos confiou. Amém

    ResponderExcluir
  2. É preciso deizar- nos conduzir pelo amor de Cristo que nos fortalece e encoraja para levar até o fim a nossa missão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário