Cuidado com o escândalo!

Segunda-feira da 32ª Semana do Tempo Comum

11 de novembro

 

Leituras:

Tt 1,1-9

Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

Lc 17,1-6

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

A formação de uma comunidade eclesial exige a constituição de lideranças que a animem e coordenem seus serviços. Muitas lideranças, quando chamadas para determinados serviços, costumam dizer: “eu não sou digna desse serviço”, ressaltando a grandeza e a responsabilidade da missão que lhe será confiada. Outras dizem não terem capacidade para o serviço que lhe é pedido.

É preciso recordar sempre que a Igreja é constituída de pessoas humanas com suas forças e fraquezas. Lembra o Vaticano II: “A Igreja reúne em seu regaço justos e pecadores, é ao mesmo tempo santa e sempre necessita de purificação, busca sem cessar a penitência e a renovação” (LG 8). Isso vale tanto para as lideranças leigas quanto para os ministros ordenados.

É disso que trata o trecho da carta de Paulo a Tito, proclamado na liturgia de hoje. O apóstolo lembra que a missão de Tito, que está em Creta, é organizar as comunidades, designando-lhes as lideranças que deverão coordená-las. Fala, especificamente, dos presbíteros e epíscopos, traçando-lhes o perfil: devem ser maridos de uma só mulher, não podem ser levianos, nem arrogantes, nem irascível, nem beberrão, nem cobiçoso, fiel à doutrina, hospitaleiro, justo, casto (cf Tt 1,6-9).

No evangelho, Jesus mostra que os escândalos devem ser evitados a todo custo. Deixa transparecer que quem escandaliza os pequeninos tem como destino a condenação – “Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar” (Lc 17,2). Em que consiste “escandalizar os pequeninos”?

O evangelho aponta, pelo menos duas atitudes que escandalizam: a incapacidade de perdoar e a falta de fé. Assim, escandaliza os pequeninos quem coloca obstáculos à sua vivência da fé, impedindo que alcancem a graça; quem lhes fecha o caminho a uma vida digna, marcada pela justiça, pelo amor, pelo perdão, pela conversão. Tenho sido causa de escândalo para os pequeninos de Deus?

Senhor, ilumina a vida das lideranças de nossas comunidades eclesiais para que cumpram com fidelidade a missão que lhes confias e livra-nos de escandalizar teus pequeninos pela nossa falta de fé ou pela nossa incapacidade de perdoar. Amém!

Comentários

  1. Leitura da Carta de São Paulo a Tito.
    Deus conta com as pessoas humanas para fazer a história da salvação, mesmo com nossas fragilidades, limitações e defeitos.

    Aqueles que exercem o Ministério sacerdotal no Episcopal devem ter qualidade e virtudes, fundamentais para que sejam realmente "sal da terra e luz do mundo".

    O escândalo maior que pode existir é a falta de unidade e de comunhão na igreja em nossas comunidades em nossas atitudes pessoais.
    Fazemos a grande experiência de amor quando demos o perdão a quem nos ofendeu; e não nos esqueçamos de que Deus age assim conosco.

    Senhor, ilumina a vida das lideranças das nossas comunidades para que elas busquem e concretizem a vida de unidade e fraternidade, e assim dêem testemunho vivo da missão que lhes confiou. E nos livra da nossa falta de fé amém

    ResponderExcluir
  2. Eu creio Senhor , mais aumentar a minha fé!

    ResponderExcluir
  3. Amém Sr. Me dê o dom do perdão sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário