Em Cristo, santuários de Deus

Sábado da 31ª Semana do Tempo Comum

9 de novembro

Dedicação da Basília do Latrão – Festa

 

Leituras:

Ez 47,1-2.8-9.12

Sl 45(46),2-3.5-6.8-9 (R. 5)

Jo 2,13-22

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

Primeira catedral do mundo, a Basílica do Latrão foi dedicada, primeiramente, ao divino Salvador e, posteriormente, também a São João Batista e a São João Evangelista. Considerada Igreja-mãe de Roma, foi construída no século IV (entre 315 e 335) e abrigou cinco concílios ao longo dos séculos. É a catedral do bispo de Roma, que é o Papa.

A liturgia desta festa apresenta o texto de Ezequiel que narra a água que jorra do templo e gera vida por todo lugar onde passa: os animais vão viver, as árvores frutíferas produzirão frutos que não se acabarão, seus frutos serão alimento e remédio (cf Ez 4,9.12). Trata-se de uma água viva que transforma toda a realidade.

Essa imagem descrita pelo profeta realiza-se em Jesus Cristo que se declara fonte de vida eterna – “Se alguém tem sede, venha a mim e beba; rios de água viva jorrarão do seio daquele que crê em mim” (Jo 7,37-38). À Samaritana ele havia declarado também: “quem beber a água que eu lhe darei jamais terá sede” (Jo 4,14). Jesus se revela, assim, o verdadeiro Templo do qual nasce a água que nos dá vida.

No evangelho, a cena de Jesus expulsando os vendilhões e cambistas do Templo, testemunha sua missão de purificar a religião e dar ao Templo seu verdadeiro sentido. Ele declara ser o verdadeiro templo ao falar de sua morte e ressurreição – “Destruam este Templo e em três dias o levantarei" (Jo 2,19). A humanidade de Jesus, lembra o Papa Francisco, “ é o verdadeiro templo, no qual Deus se revela, fala, se deixa encontrar” (Angelus, 8.3.2015).

Pelo batismo, todos nos tornamos templos de Deus, construídos sobre o alicerce que é Cristo, como ensina São Paulo (1Cor 3,9). Por isso ele exorta: “ninguém pode colocar outro alicerce diferente do que está aí, já colocado: Jesus Cristo” (1Cor 3,11). Só em Cristo nos transformamos em santuários de Deus (cf 1Cor 3,17). Cuidemos para não profanar esse santuário no qual Deus quer habitar sempre.

Ó Cristo, templo de onde nos vem a água da vida, purifica nosso coração para que sejamos templo onde habite tua graça e teu amor. Amém!

Comentários

  1. Em Cristo nos transformamos em Santuário de Deus! Cuidamos para que não profanado esse templo que é Deus.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, dai-nos a água viva que jorra do seu templo, que gera vida nova nos ajuda, a compreender que o templo é a verdadeira vida nova. Vem habitar no meu coração e faz dele o seu santuário. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário