Fugir dos anticristos

Sexta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum
15 de novembro

 

Leituras:

2Jo 1,4-9

Sl 118(119),1.2.10.11.17.18 (R. 1b)

Lc 17,26-37

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

Escrevendo a uma comunidade da Ásia Menor, à qual chama de ‘Senhora’, São João a elogia pelos cristãos que vivem de acordo com a “verdade” (2Jo 1,4), isto é, conforme a doutrina que lhes foi ensinada. Exorta os membros da comunidade a cumprirem o mandamento do amor, síntese da vida cristã (2Jo 1,6). Alerta-os, porém, contra os “anticristos”, que são os falsos doutores que negam a verdade da encarnação de Cristo e tentam seduzi-los – “Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus” (2Jo 1,9).

A perseverança na verdadeira doutrina, que bebe na fonte cristalina do evangelho e da verdadeira Tradição, exige discernimento que alimenta e purifica a fé. Isso é dom de Deus. Nos tempos atuais, não estamos livres dos falsos doutores que tentam nos seduzir para caminhos que levam a um Cristo descomprometido com a vida e com a história, especialmente dos pobres e excluídos. É necessário cuidado e atenção para não se deixar enganar.   

No evangelho, Jesus chama atenção para a necessidade de estarmos preparados para o dia do encontro com Ele. Quem vive a vida distraidamente, despreocupado com a vida futura, será pego de surpresa. Ele deixa isso claro ao recordar os fatos que ocorreram no tempo de Noé e de Ló, no Antigo Testamento (cf. Lc 17,26-29).

Não são poucos os que vivem a vida “como se não houvesse amanhã”, pensando que tudo termina com a morte. Aliás, nem pensam que vão morrer um dia. Não pensam no encontro com Deus que se dará após esta vida. É preciso reafirmar: “o encontro com Deus será de alegria ou de infinito desespero, conforme o sentido que cada um tiver dado à própria existência” (Missal Cotidiano). Como nos colocamos diante dessa verdade?

Senhor, tua graça nos ajude a perseverar na verdade e a viver atentos, com o coração voltado para ti até o dia em que nos chamares para encontrar-te no teu Reino. Amém!

Comentários

  1. Leitura da Segunda Carta de São João.
    Dirigindo-se expressamente à comunidade a qual a chama de "Senhora" o apóstolo convida os cristão a se manterem fiéis ao amor e à verdade.
    A comunidade, é advertida sobre os falsos doutores que negam a encarnação de Cristo; os cristão.

    Enquanto uns comem e bebem, vendem e compram, sem lembrar-se de Deus, outros sabem: Quem procura ganhar sua vida, vai perdê-la; e quem a perde por amor, vai ganhá-la.
    É preciso estar sempre preparado para o encontro com Deus. A morte nos revela quem realmente somos e nos mostrará toda a verdade.
    Devemos estar sempre atentos à vinda do Senhor, que pode nos falar pelos sinais do tempo, mas também por meio do pobre que bate à nossa porta..

    Senhor, abra o nosso coração à tua graça que nos ajude a perseverar na verdade e tenhamos sempre um coração generoso voltado para Ti até o dia do nosso encontro no teu Reino. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor, que a tua graça nos ajude a perseverar na verdade e a viver atentos com o coração voltados para Ti até o dia que nos chamarem para o encontro co. Teu Reino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário