Deus cumpre suas promessas

Terça-feira da 4ª Semana do Advento

24 de dezembro de 2024

 

Leituras:

2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16

Sl 88(89),2-3.4-5.27 e 29 (R. 2a)

Lc 1,67-79

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

Bem intencionado, Davi manifesta o desejo de construir uma casa (templo) para o Senhor e é surpreendido ao lhe ser revelado pelo profeta Natã que se dará o contrário. O Senhor é quem fará uma casa para Davi (1Sm 7,1), isto é, estabelecerá uma aliança com sua dinastia. Trata-se, portanto, da permanência da descendência de Davi sobre o trono de Israel – “suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza” (1Sm 7,12).

Esta aliança que Deus faz com Davi é para sempre – “Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre” (1Sm 7,16). Ela se realiza plenamente em Jesus, que nasce da descendência de Davi. O texto é, portanto, messiânico. Deus nunca falha em suas promessas.

No evangelho, Zacarias, tomado pelo Espírito Santo, entoa um cântico em que louva o Senhor por cumprir sua promessa, exalta a missão de João Batista e reconhece a grandeza do Messias que será anunciado por seu filho João, o precursor.  Lembra Bento XVI que este “cântico de alegria, de louvor e de ação de graças que Zacarias eleva ao Senhor (...) exalta a obra de Deus na história e indica profeticamente a missão do filho João: preceder o Filho de Deus que se fez carne, para lhe preparar as estradas” (Audiência Geral, 29.08.2012)

Somos todos convidados, neste Natal e sempre, a sentir a “misericordiosa compaixão do nosso Deus” que age na história e nos dá Jesus, “o sol que nasce do alto” e vem para iluminar “os que estão nas trevas e nas sombras da morte” e guiar “nossos passos no caminho da paz” (cf. Lc 1,78s). Devemos, então, fazer-nos morada do Salvador, a fim de irradiar a todos seu amor e sua paz que libertam e salvam.

Ó Pai, reconhecemos que ages na história e cumpres com fidelidade e amor tuas promessas. Faz de nós templos em que, através de teu Filho, possas habitar a fim de sentirmos tua misericórdia, tua compaixão e tua luz. Amém!

Comentários

  1. Amanhã será Natal já está tudo pronto para o grande dia? Zacarias o pai de João Batista, que estava mudo, hoje já pode falar pois está"repleto do Espírito Santo". Ele mostra que chegou o momento de Deus cumprir suas promessas:" faz aparecer uma força de salvação...a misericórdia compaixão de nosso Deus. "Sol de eterna luz, vinde brilhar sobre nós."

    Leitura do segundo livro de Samuel.
    O Messias será "Filho de Deus" e por isso o reino de Davi será estável para sempre diante do Senhor.
    Deus como que agradece o bom desejo de Davi construir um lugar para a arca, e o faz reconhecer que Ele é o senhor do mundo e das histórias.

    O hino cantado por Zacarias fala que o sol que nasce do alto nos visitará.
    É hora de fazer no silêncio dentro da alma para acolher aquele que vem e cantar louvores ao Pai que nos dá seu Filho, como fez Zacarias.

    Senhor, nos faz o templo do teu Filho Jesus, e habite nos nossos corações, afim de sentirmos a tua misericórdia e o teu amor, a tua compaixão e a tua luz. Amém

    ResponderExcluir
  2. Pai, reconhecemos que ages na história e cumpres com fidelidade e amor tuas promessas. Faz de nós templos em que, através de teu Filho, possas habitar a fim de sentirmos tua misericórdia, tua compaixão e tua luz. Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário