Deus é nosso consolador

Terça-feira da 2ª Semana do Advento

10 de dezembro de 2024

 

Leituras:

Is 40,1-11

Sl 95(96),1-2.3e10ac.11-12.13 (R. Is 40,9-10)

Mt 18,12-14

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

Iniciamos a segunda parte do livro do profeta Isaias (capítulos 40 a 55), chamada de Livro da Consolação, atribuída ao ‘Segundo Isaías’, um profeta anônimo no final do Exílio da Babilônia. Chamado a retornar à sua pátria, o povo iniciará um segundo êxodo, conduzido por Deus, semelhante ao primeiro.

Na abertura desta segunda parte, o profeta tem uma palavra carregada de ânimo e esperança. O povo já pagou em dobro por suas faltas e, agora, voltará para sua terra. Nenhum obstáculo o impedirá de realizar esse sonho: os vales serão nivelados, os montes rebaixados, tudo ficará reto e nada mais será áspero. Deus é quem garante tudo isso. Faz lembrar o ditado popular: "depois da tempestade, a bonança". 

É preciso recordar que o ser humano é passageiro, assim como todas as criaturas, só a palavra de deus permanece (cf. Is 40,6-8) . Daí a importância de se confiar ao Senhor que vem ao encontro de seu povo e dele cuida como o pastor cuida das ovelhas (cf. Is 40,11).

Acreditar nessa verdade nos tempos atuais é renovar a certeza de que Deus se faz presente em nossa vida quando tudo parece perdido, quando a derrota se mostra inevitável. Não devemos nunca nos deixar levar pelo derrotismo ou pelo desânimo, afinal, “o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória” (Is 40,10).

No evangelho, Jesus confirma essa profecia de Isaias ao mostrar o carinho e a ternura de Deus presentes na atitude do pastor que é capaz de deixar noventa e nove ovelhas para buscar uma única que se perdera. Deus é assim: criou-nos a todos para si e não quer que nenhum se perca. Muitos de nós não acreditamos nisso, por isso, antecipamo-nos a condenar os que julgamos irrecuperáveis. E se formos nós essa ovelha perdida?

Lembremo-nos: “na visão de Jesus, não existem ovelhas perdidas definitivamente, mas só ovelhas que devem ser encontradas. Devemos compreender bem isto: para Deus ninguém está definitivamente perdido. Nunca! Deus procura-nos até ao último instante. Pensai no bom ladrão; mas só na visão de Jesus ninguém está definitivamente perdido. Portanto, a perspectiva é totalmente dinâmica, aberta, estimulante e criativa. Impele-nos a sair à procura, para empreender um caminho de fraternidade” (Papa Francisco, Audiência Geral, 4.5.16).

Senhor, consola teu povo que também hoje vive o duro exílio da fome, da violência, da discriminação, do preconceito e de tantos outros males. Dá-nos preparar bem os caminhos de teu Filho que vem ao nosso encontro para renovar nossa esperança e nossa alegria. Amém!

Comentários

  1.  A ação de Deus é ir sempre em busca dos filhos perdidos e, em seguida, fazer festa e se alegrar com eles por tê-los encontrado.

    ResponderExcluir
  2. Leitura do livro do profeta Isaías.
    Na leitura do profeta Isaías tem frases que marcam profundamente o tempo do Advento, como um programa de vida. "Preparai o caminho do Senhor. "
    Qual está sendo nosso programa de vida para este Advento? Estamos de fato preparando o caminho do Senhor?
    Nós vacilamos muitos vezes, porque há um lado não-divino em nós. Deus, que é sempre fiel à sua promessa de amor, não nos abandona jamais.

    Deus nos ama e quer o nosso bem. Os pastores arriscam tudo para cuidar de suas ovelhas. O profeta Isaías diz que Deus leva seu rebanho a pastar, toma em seus braços os cordeirinhos e os coloca junto ao seu coração;
    cuida com carinho das ovelhas que deram cria. Esse é o nosso Deus.
    Eis o cuidado com os pequenos: o extravio de um faz aumentar seu amor por ele e, encontrando-o, o amor provoca uma alegria imensa, sem limites.

    Senhor, Vem ao encontro dos teus filhos que vive o exílo da fome, da injustiça por causa da inveja, da violência por causa da falta de perdão, da ganância, da discriminação por...do preconceito de todos os lados e de tantos outros males...
    Nos ajude a preparar o caminho que nós leva até o teu Filho Jesus que vem ao nosso encontro e renova a nossa esperança e a nossa fé. Amém

    ResponderExcluir
  3. Para Deus, ninguém está definitivamente perdido, pois Ele é o Pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário