A fé cura e liberta

Sexta-feira depois da Epifania
10 de janeiro de 2025

Leituras:
1Jo 5,5-13
Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20
Lc 5,12-16

Por Pe. Geraldo Martins

A fé é o elemento chave para quem busca a vida em Cristo Jesus. Ela supõe a humildade que leva o crente a entregar-se confiantemente à vontade do Senhor. 

É o que nos ensina São Lucas ao narrar a cura deste leproso que, de joelhos, submete-se à vontade  Jesus, revelando sua humildade e sua fé: “Se queres, tens o poder de me purificar” (Lc 5,12). 

Suas palavras lembram o Pai Nosso que rezamos todos os dias: “seja feita a tua vontade”. Ocorre que nem sempre vivemos isso que rezamos. Na maioria das vezes, revoltamo-nos contra Deus quando não é feita a nossa vontade. Precisamos crescer na fé e na humildade.

Jesus não contraria a fé de ninguém e o que acontece em nossa vida é fruto daquilo que cremos: “eu quero, fica purificado” (Lc 5,13), diz Jesus a quem se ajoelha diante dele e se entrega à sua vontade. Suas palavras são acompanhadas dos gestos de estender a mão e tocar no leproso. Com isso, Jesus condena lei que proibia tocar os leprosos. Nenhuma lepra é mais fatal que a indiferença, o preconceito e a discriminação que levam à exclusão e ao descarte da pessoa humana. 

Com o leproso aprendemos a força da fé. Esta, ensina Bento VI, “não é simples assentimento intelectual do homem a verdades particulares sobre Deus; é um gesto mediante o qual me confio livremente a um Deus que é Pai e que me ama; é adesão a um ‘Tu’ que me dá esperança e confiança. (...) é confiar-me a Deus com a atitude da criança, a qual sabe bem que todas as suas dificuldades, todos os seus problemas estão salvaguardados no ‘tu’ da mãe” (Audiência Geral, 24.10.2012).

Senhor, confiamo-nos inteiramente a Ti. Estende tua mão e toca-nos a fim de que sejamos purificados da lepra do preconceito e da discriminação que nos impedem de amar e servir generosamente aos nossos irmãos e irmãs. Amém!      

Comentários

  1. Leitura da primeira Carta de São João.
    É a fé no Cristo Redentor que vence o mundo. Seu batismo no Jordão e sua morte na cruz são prova de que Ele é o Salvador-Messias.

    Jesus vence o preconceito da sociedade de seu tempo, tocando no leproso, curando-o pela sua misericórdia e reitegrando-o ao seu convívio.
    Nossa sociedade hoje tem seus preconceitos e rejeições. No tempo de Jesus os leprosos eram excluídos rejeitados. Por isso, admira-nos a força da fé daquele leproso que se aproximou de Jesus e pediu-lhe a cura. Admira-nos ainda mais a atitude misericordiosa de Jesus que preconceitos, toca nele e cura-o daquele mal, devolvendo-lhe a vida e seu lugar na sociedade. Deus espera que também sejamos misericordiosos com aqueles que sofrem hoje de muitos males.

    Senhor, nos limpa de todas as lepra da nossa vida, a lepra do egoísmo, da ganância do preconceito, lepra da falta de amor, da falta do perdão, que nos impede de servir os nossos irmãos e irmãs com generosidade. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor, confiamo-nos inteiramente a Ti. Estende tua mão e toca-nos a fim de que sejamos purificados da lepra do preconceito e da discriminação que nos impedem de amar e servir generosamente aos nossos irmãos e irmãs. Amém!


    ResponderExcluir

Postar um comentário