Combater os anticristos

Quinta-feira antes da Epifania

2 de Janeiro

São Basílio e São Gregório Nazianzeno – Memória

 

Leituras:

1Jo 2,22-28

Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4

Jo 1,19-28

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

A carta de São João tem como objetivo, antes de tudo, dar testemunho de Jesus feito carne diante dos cristãos dissidentes que causavam divisão na comunidade afirmando que bastava o conhecimento (gnosis) religioso especial e pessoal para se salvar, negando, portanto, Jesus como messias salvador. Esses são chamados por São João de Anticristos (1Jo 2,18.22). São os adversários a serem combatidos por colocarem em risco a fé da comunidade.

Ao reafirmar as verdades da fé, São João tem a preocupação de não deixar que a comunidade seja enganada pelos que tentam seduzir os cristãos por falsos ensinamentos – “Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar vocês” (1Jo 2,26). A perseverança dos cristãos vem de sua convicção de que são ungidos pelo próprio Cristo – “a unção que vocês receberam da parte de Jesus permanece com vocês e não têm necessidade de que alguém lhes ensine” (1Jo 2,27).

No evangelho, o testemunho de São João Batista revela a firmeza de sua convicção tanto sobre sua própria identidade quanto sobre a de Jesus. Reconhecendo seu lugar, não se deixa levar por sentimentos de vanglória ou presunção. Afirma-se, simplesmente, como voz que clama no deserta na preparação do caminho do Messias (cf. Jo 1,23). Este só será reconhecido pelos que se abrem à sua graça e ao seu amor. Do contrário, poderá estar no meio de nós sem que o reconheçamos (cf. Jo 1,26).

Cuidemos para que não nos deixemos seduzir pelos anticristos de hoje que tentam nos afastar da verdadeira fé, enganando-nos com belos discursos, mas opondo-se à encarnação do evangelho em seu compromisso com a verdade e a justiça, sobretudo, em favor dos pobres, dos injustiçados e dos que vivem na invisibilidade. Aprendamos com São João Batista a dar testemunho de nossa fé apontando sempre para Jesus Cristo a fim de que todos e todas façam a experiência do encontro com a libertação e a salvação.

Senhor, enche-nos com a luz de teu Espírito para que, por ele ungidos, saibamos resistir aos anticristos que tentam nos seduzir, tirando-nos do caminho da salvação que teu divino filho nos trouxe com sua encarnação. Amém!

Comentários

  1. A mentira é negar a pessoa e o ensinamento de Jesus, a comunhão com Deus e com os irmãos; quem nega o Cristo rejeita o plano de salvação do Pai.

    Ontem a voz de João, hoje a dos cristãos a proclamar a profecia da esperança, do pão partilhado, do batismo comprometido com a causa da vida e do Reino.

    Senhor, afasta todos aqueles que tentam matar a nossa fé, nos ajude a permanecer firmes e coerentes em nossa fé.
    E nos enche com a luz do Espírito pra nós ajudar a resistir os anticristos que tentam nos afastar do caminho da salvação que nos foi dada pela encarnação do teu Filho Jesus. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor que sempre possamos fazer a experiência contigo através da salvação e libertação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário