Pertencer à família de Jesus

Terça-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

28 de janeiro de 2025

Santo Tomás de Aquino - Memória

 

Leituras:

Hb 10,1-10

Sl 39(40),2 e 4ab.7-8a.10.11 

Mc 3,31-35

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

 

Preocupados com Jesus por acusarem-no de estar louco (Mc 3,21) e possuído de espírito impuro (Mc 3,30), os familiares de Jesus vão ao seu encontro, certamente, para averiguar a veracidade de tais afirmações e protegê-lo de algum mal que possam fazer-lhe. Jesus aproveita a ocasião para revelar quem, verdadeiramente, faz parte de sua família: todos os que cumprem a vontade de Deus (cf. Mc 3,35).

Compreendemos, então, que  é “a escuta frutuosa de sua palavra que faz com que Jesus nos reconheça como seus parentes espirituais, mais queridos para ele do que seus próprios consanguíneos, porque participantes do sentimento que ele mesmo experimenta” (Missal Cotidiano). Isso deveria nos honrar sobremaneira desde que, de fato, nos coloquemos no lugar daqueles que estavam ao seu redor ouvindo, atentamente, sua palavra com a disposição de colocá-la em prática.

Com sua palavra, Jesus nos faz compreender porque sua mãe, Maria, tem lugar especial em seu coração e se torna modelo de discípula. Afinal, quem, mais que Maria, soube fazer à vontade de Deus. A Ela, que se fizera “serva do Senhor” (Lc 1,38), as palavras de Cristo soam como um elogio que a nenhum outro poderá ser feito com tamanha propriedade.

Somos todos chamados a fazer parte da família de Jesus formada por quem se dispõe a fazer a vontade de Deus. “Não é uma relação de sangue, mas de seguimento na fé e no amor... O centro da nossa comunhão não são os laços de sangue, mas os laços da fé, da escuta e da acolhida da Palavra que nos gera para uma nova vida e uma nova família” (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia-2023)

Ó Cristo, queremos fazer parte de tua família. Dá-nos a graça de assentar-nos ao teu redor para conhecer tua palavra e fazer a vontade do Pai que te enviou para nos libertar e salvar. Amém!

 

Comentários

  1. Com sua palavra, Jesus nos faz compreender porque sua mãe, Maria, tem lugar especial em seu coração e se torna modelo de discípula. Afinal, quem, mais que Maria, soube fazer à vontade de Deus. A Ela, que se fizera “serva do Senhor” (Lc 1,38), as palavras de Cristo soam como um elogio que a nenhum outro poderá ser feito com tamanha propriedade.

    ResponderExcluir
  2. Leitura da Carta aos Hebreus.
    Cristo entregou-se fielmente até o fim para salvação de todos, dando sentido à nossa existência, tornando-se o verdadeiro sacerdote da nova aliança.

    Por causa do Reino é preciso até mesmo renunciar a própria família que, embora seja um valor, está aquem do valor maior do Reino.

    Senhor, que o nosso compromisso de seguir o teu Filho Jesus, seja com muita generosidade e desprendimento, no serviço e no testemunho do Reino. E nos ajude a fazer parte da tua família, e dai-nos a graça de fazer a tua vontade, que nos enviou o teu Filho para nos libertar e nos salvar. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário