Chama atenção, em primeiro lugar, o que o mal, aqui personificado pelo “espírito impuro” que dominava aquele homem que procurou Jesus (Mc 5,2), faz com a pessoa. Coloca-a à margem da vida e a leva a morar no cemitério, lugar dos mortos, ou seja, uma pessoa possuída pelo mal, no tempo de Jesus, era como se estivesse morta. Afinal, ninguém podia se aproximar dela não só por causa do perigo que representava, mas também para não se contaminar.
Fica claro, em segundo lugar, que só Jesus pode vencer o mal. São Marcos destaca que ninguém era capaz de dominar aquele homem por causa do demônio que o habitava e nada era capaz de detê-lo (cf. Mc 5,4). Ao cair de joelhos aos pés de Jesus (Mc 5,6), o endemoninhado manifesta sua fé no poder de Jesus, reconhecendo-o como Deus, o único capaz de derrotar o mal - "que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo?" (Mc 5,7). E Jesus não decepciona. Ele veio para resgatar os que estavam sob o domínio do mal e devolver-lhes a alegria da vida - "Espírito impuro, sai desse homem!" (Mc 5,8). Nenhum mal resiste a Jesus. É nele que encontramos a salvação.
A experiência da libertação conduz ao discipulado. É o que aconteceu com aquele homem. Livre, ele se torna missionário a mando do próprio Jesus – “Vá para casa, para junto dos seus e anuncie-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por você” (Mc 5,19). Ele fez isso. Testemunhou o que Jesus fez por ele e causou a admiração de todos (Mc 5,20). A libertação nos faz missionários e o testemunho é a forma mais eficaz de anunciar Jesus.
Uma nota importante deste texto é que nem todos compreenderam o gesto de Jesus. Ao invés de alegria, sentem medo de Jesus; ao invés de desejarem sua presença, expulsam-no. Ainda hoje, há muitos que preferem a ameaça do mal à força libertadora de Jesus. A salvação é dom, é proposta gratuita de Deus que não a impõe. Só os de espirito livre a acolhem com alegria.
Senhor, vem ao nosso encontro e liberta-nos de todo espírito impuro que nos impede de sentir a alegria da vida.
Senhor, vem ao nosso encontro e liberta-nos de todo espírito impuro que nos impede de sentir a alegria da vida. Amém!
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirLeitura da Carta aos Hebreus.
ResponderExcluirÉ a fé no Deus da vida que nos sustenta enquanto vivemos aqui na terra, embora muitas vezes que queiramos ter nossas próprias seguranças.
Um homem rebelde que não se consegue dominar, um morto em vida, desesperado e destruindo-se encontra em Jesus a vida e a libertação.
Aquele homem, libertado por Jesus pôde viver de novo, e por gratidão ofereceu-se a segui-lo mais de perto: "pediu-lhe que o deixasse ficar com ele".
Senhor, Liberta-nos do espírito impuro que nos impede de sentir a alegria da vida , de sermos responsáveis em nossa missão de ajudar o povo a viver em dignidade. Amém
Senhor Jesus, liberta-nos de todo mal.
ResponderExcluir"Senhor, vem ao nosso encontro e liberta-nos de todo espírito impuro que nos impede de sentir a alegria da vida." Amém!!!
ResponderExcluir