A Palavra se faz vida

A oferta que vale

Lc 21,1-4

Por Pe. Geraldo Martins

Diante de Deus, o que vale é a medida do coração. A viúva ofertou tudo o que possuía. Praticamente nada. Mas, era seu tudo. Abre mão do quase nada que possuía para sobreviver e o oferta a Deus. Por isso recebe o elogio de Jesus.

Quem, ao contrário, oferece o que sobra, não recebe elogio. Jesus não disse que está errado. Diante de Deus, porém, tem mais valor a oferta que nasce do amor de um coração dedicado a Deus.

Assim, a mensagem principal deste texto de Lucas é a disposição para se doar na oferta que se faz. É isso que devemos aprender com esta viúva do evangelho. O egoísta nunca fará isso porque tem olhos apenas para si mesmo e para seus bens. Não tem sensibilidade para com o outro. O ganancioso também não aprende com a viúva porque só pensa em acumular.

Na sua pobreza, a viúva “entendeu que, se tiver Deus, tem tudo; sente-se amada totalmente por Ele e, por sua vez, ama-o também de modo total. Que bonito exemplo, aquela velhinha! Hoje Jesus diz-nos, também a nós, que a medida de juízo não é a quantidade, mas a plenitude. Não é questão de porta-moedas, mas de coração” (Papa Francisco – 8.11.2015)

Não pensemos, contudo, que nossa oferta a Deus se resuma a dinheiro. Cada um de nós é convidado a olhar para os dons que recebeu e colocá-los inteiramente a serviço de Deus na pessoa dos irmãos, na vida de comunidade, no compromisso com a construção de um mundo novo, expressão de Reino de Deus entre nós. Quem se acomoda em sua zona de conforto, indiferente ao clamor dos pobres por justiça e liberdade, trilha o caminho oposto da viúva que, em suas duas insignificantes moedas, entregou-se totalmente a Deus. 

Pai amado, dá-nos a graça de um coração desapegado, capaz de reconhecer-vos como nosso único bem a quem devemos nos entregar inteiramente, sem reservas. Amém!

Comentários

  1. Senhor Jesus Cristo, entre os ricos que depositavam, no tesouro do templo, “parte do que tinham de sobra”, observaste uma viúva que ofertou “tudo o que tinha para viver”. Concede-nos, Senhor, desapego dos bens terrenos e generosidade para partilhá-los com os necessitados.

    ResponderExcluir
  2. 'Na sua pobreza, a viúva “entendeu que, se tiver Deus, tem tudo"...' 🙌

    ResponderExcluir
  3. A igreja não é um comércio , portanto devemos devolver a Deus um pouco do muito que Ele nos dá , com semblante alegre e de coração. Sejamos desapegado de béns , seguindo assim o exemplo da viúva que deu tudo o que tinha.

    ResponderExcluir
  4. Senhor, a exemplo da viúva, nos ajuda a doar o melhor de nós
    A nos doar nas nossas missões, a realizar os nossos trabalhos diariamente com amor, com zelo de todo o coração e não apenas por obrigação
    Senhor, que sejamos cristãos de compromisso diário de sermos verdadeiramente humildes, de nos entregarmos por inteiros nas mãos de Deus
    Senhor, dai-nos um coração desapegado, confiante como o da viúva exemplo dado por Jesus no evangelho de hoje amém

    ResponderExcluir
  5. Mesmo tendo pouco ainda se mandar para dividir o pouco com Deus é muito, Senhor fazer-me instrumento do Senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário